pessoa-mexendo-no-notebook

Não sabe como funciona a internet?

Este pequeno texto tem como objetivo facilitar a compreensão do funcionamento e fluxo de dados pela internet, não serão abordados detalhes técnicos e não entraremos em recursos que não sejam necessários para o entendimento básico sobre a internet. Queremos com esse conteúdo oferecer uma visão simples da complexa estrutura que é a internet e que passa despercebido pelos nossos olhos.

Antes de mais nada só entenda que “internet” é nada mais do que a união de várias redes de computadores, e entenda que uma rede é simplesmente a estrutura que permite aos computadores enxergarem e acessarem uns aos outros.

Para começar vamos definir os atores da nossa pequena explanação sobre internet:

– O Computador: Ele pode ser o seu PC de casa, notebook, servidor da empresa ou outro computador qualquer, até mesmo o seu celular, internamente ele possui capacidade de processamento o que faz dele também um computador.

– O modem de acesso à internet: Aparelho responsável por receber o sinal da sua operadora de acesso, é esse aparelho que se conecta com a empresa que presta o serviço de acesso à internet.

– O seu provedor de acesso: Empresa devidamente constituída que possui conexão/rede com grandes servidores ligados a internet, imagine que essas empresas são como você, clientes de uma empresa maior.

– Servidores de nome, conhecidos como DNS (Domain Name System): Pense nesse sistema como um grande guia telefônico, ele sabe o nome e telefone de todos que estão ligados à sua rede. O DNS então é quem fornece e registra os números de “telefone” da internet o famoso IP.

– Protocolo IP (Internet Protocol): Como nos referimos antes, o IP é como se fosse o telefone de cada rede. Você ganha um do seu modem de internet, ele ganhou um do servidor de internet ao qual ele pertence, que por sua vez ganhou um do fornecedor de rede dele, e assim vai até que cheguem a um dos 13 DNS raiz, sim, existem 13 grandes redes que mesmo interligadas fornecem sequências IP para o resto do mundo em um tipo de cascata.

E é isso, com estes atores chave vamos conseguir montar o funcionamento da internet de forma simples de ser compreendida.

Observe a imagem abaixo e considere que entre cada linha existem vários outros servidores conectados:

Considere que as setas em azul são comunicações entre os servidores que fazem parte desta grande rede chamada internet. E a seta da linha vermelha é a rota que o seu pedido pelo SITE fez até chegar onde ele está armazenado. 

           Em um trocadilho, o seu computador, notebook ou celular liga para o telefone (IP) do seu modem solicitando para ele um SITE que você tenha digitado no navegador, ele recebe o pedido e vai olhar o próprio catálogo telefônico, se ele não possuir o SITE listado ele vai transferir a ligação para o servidor do seu provedor, que fará a mesma busca pelo SITE, como ele também pode não encontrar (poderia se seu provedor de acesso fosse também provedor de hospedagem), ele faz o mesmo procedimento de repassar o seu pedido para “os superiores”, e assim ocorre até que o SITE seja encontrado e o servidor de hospedagem do SITE retorne com o conteúdo dele (que são os textos, imagens, vídeos e demais recursos), esse retorno pode ser diretamente para você, pois quando o seu pedido chega até o destino, junto chega todo o percurso para que ele possa criar uma conexão direta com você e possa responder mais rapidamente.

           Basicamente esse é o fluxo, claro, omitimos alguns pontos mais complexos, que tratam da composição dos endereços IP (Telefone), que assim como os telefones atuais possuem códigos que identificam regiões e tipos de redes, agilizando ainda mais a localização do SITE pesquisado, mas o objetivo aqui é expor o conceito básico para acesso a um SITE.

           Também deixamos para o final o fato de quem seu SITE, no formato que você digita no seu navegador, é na verdade um apelido para o IP (telefone) que o seu provedor de hospedagem internamente concedeu para ele. Quando você compra um endereço de SITE, o fornecedor que te vendeu registra a informar no seu DNS (catálogo), que aquele SITE está residindo no servidor de hospedagem X, pois quando você adquire um SITE é obrigatório fornecer os endereços IP do seu servidor de hospedagem. 

           Por isso quando acessamos um SITE ele não precisa subir muitos níveis, pois geralmente os servidores de hospedagem são regionais e o acesso ao seu SITE é localizado rapidamente. É também no servidor de hospedagem que ficam todas as fotos, textos e material disponível em um site, por isso é possível acessá-los 24h por dia.

Bônus:

Quer fazer um teste para ver parte das conexões até algum site? Você pode fazer um pequeno teste em sua casa, abra o prompt de comandos e siga as instruções:

Vá no menu “Iniciar” do Windows, procure por “Executar” e digite “cmd”, depois clique em OK.

Na janela que vai abrir digite o comando exatamente como está abaixo:

tracert -4 prover.net.br

Tracert é um comando do DOS (Essa aplicação que você abriu), capaz de identificar as rotas que o sistema fez para chegar até o SITE digitado, no caso do exemplo “prover.net.br”. O parâmetro -4 é uma forma de forçar o sistema a usar uma comunicação de rede no padrão IPv4 que é mais legível ao ser humano. Usamos apenas como garantia para o caso de você estar usando o padrão IPv6 (novo padrão), que é menos legível ao ser humano.

Pressione ENTER do teclado e o sistema vai fazer a rota até o site da PROVER, partindo do seu computador. Conforme visto na imagem foram precisos 9 saltos entre servidores até chegar ao site da PROVER. 

O site prover.net.br ou www.prover.net.br , é na verdade uma máscara bonita para o endereço 191.6.200.83 conforme apresentado na tela.

Agora você já sabe como visualizar as rotas que seu pedido faz até chegar ao SITE que você está acessando.

Obs.: Não se assuste se algumas vezes aparecerem asteriscos, elas são pedidos que excederam o tempo de espera, mas isso não vai impedir o processo de chegar ao destino se você estiver realmente conectado à internet.

Ficou curioso por detalhes?

Visite:

Computador (Conceito):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Computador

Entidade responsável pelos 13 DNS raiz: 

https://www.iana.org/

Artigo da Wikipédia com dados mais técnicos:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet

Mais detalhes sobre os DNS: 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Nomes_de_Domínio

Informações sobre o registro.br, entidade responsável pela venda de endereços de SITE no Brasil:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Núcleo_de_Informação_e_Coordenação_do_Ponto_BR

IPv4: 

https://pt.wikipedia.org/wiki/IPv4

IPv6: 

https://pt.wikipedia.org/wiki/IPv6

Este material foi escrito com objetivo de orientar aqueles que não tem conhecimento de tecnologia, mas possuía uma curiosidade maior no funcionamento básico da internet. Não tem objetivo acadêmico ou técnico.

Forte abraço e conte sempre conosco, PROVER Soluções em Tecnologia.